terça-feira, 22 de setembro de 2009

TECNOLOGIA NA PRÁTICA

Realizamos a aula sobre “Intertextualidade” nos dias 20 e 21 de agosto, na “Escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes”, com os alunos do 9.º Ano.
Através desta atividade pudemos perceber o interesse dos alunos ao visitar o blog e fazer comentários sobre o mesmo. No decorrer da proposta percebemos que os alunos se interessaram pelo assunto, pois leram os textos propostos e fizeram comentários, ressaltando aquilo que não tinham entendido e mesmo não sabendo o que era o hipertexto, notamos que os alunos sabiam usar os links, apenas não conheciam a sua nomenclatura.
O trabalho desenvolvido foi de interação, pois a maioria dos educandos se ajudaram mutuamente, mostrando-se interessados pelo conteúdo ministrado, porém alguns apresentaram desinteresse pelo assunto interessando-se somente em utilizar o computador para realizarem outras atividades.
Entendemos que a maior parte dos alunos atingiram o objetivo desejado, uma vez que demonstraram interesse pela atividade e pelo conteúdo ministrado, pois declaram que foi uma aula divertida, diferente, a qual puderam aprender de forma simples, clara, direta e objetiva os dois requisitos abordados, ou seja, o que é o hipertexto e a aplicação prática da intertextualidade.
A atividade foi muito proveitosa, pois vimos que os alunos conseguiram atingir o objetivo esperado, através das produções textuais que criaram e pelo fato de terem enfatizado que a aula tornou-se lúdica e atrativa. Notamos que a literatura pode ser ricamente trabalhada quando é colocada de outra forma, que não seja a tradicional. Mesmo a música, colocada em análise, não fazendo parte do estilo musical da maioria dos jovens dessa faixa etária, eles elogiaram, uma vez que foi mostrada através de um vídeo.
Esse tipo de atividade pode ser trabalhado em todas as séries e todas as áreas de conhecimento, basta apenas adequar a necessidade e conteúdo exigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário