quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Planejamento ativ.5 unid 3

Escola: Centro Educacional L.E.G.
Cidade: Alto Taquari MT
Profª.Renata Pereira Barbosa Oliveira
Série: 3º ano

RECONSTRUINDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
OBJETIVOS

• Colocar os quadrinhos de uma história na sequência correta, utilizando diferentes procedimentos de leitura.
Para tanto, o aluno deverá aprender a formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto bem como validá-las; validar ou formular hipóteses levantadas a partir de novas informações obtidas durante o processo de leitura; avançar e retroceder durante a leitura em busca de informações esclarecedoras; fazer inferências; atribuir sentidos, a partir de sua(s) história(s) e de suas experiências (conhecimento de mundo partilhado); posicionar-se criticamente.

Duração das atividades
1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos
• Profissões de personagens das histórias em quadrinhos
• Gibis mais conhecidos entre os alunos
• Conhecimento sobre o tema Festas de aniversário (presentes que os aniversariantes gostariam de ganhar, tipo de bolo de que mais gostam, etc).
Estratégias e recursos da aula

Uso da internet para reconstrução da história em quadrinhos ou xerox;

Antes de iniciar a atividade, sugere-se que o professor converse com os alunos acerca dos conhecimentos prévios que facilitarão a realização da proposta, que demandará o uso da internet. Entretanto, se a escola não tiver sala de informática, o professor deve recortar cada quadrinho da história “Quinzinho em Parabéns” (figura 1) e misturar cada um deles. Por fim, deve prender todos os quadrinhos com um clip para que o aluno tenha a oportunidade de colocá-los em ordem. (figura 2)







Se a escola possui Laboratório de Informática e os alunos têm acesso às máquinas, o aluno poderá acessar a história, que já está desordenada, no computador, (no picasaweb) e colocá-la na sequência correta.

Disponível em: http://picasaweb.google.com.br/ProfElianaDias

Ao final, o professor deve xerocar PARA CADA ALUNO a história em quadrinhos original “Quinzinho em Parabéns” para que o estudante faça a comparação do original com a sequência feita por ele.

Avaliação
A avaliação ocorrerá, de forma coletiva, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades e discussões propostas. Ocorrerá individualmente por ocasião da produção das sequência da História em quadrinhos e quando solicitada a exposição individual de posicionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário