ATIVIDADES 1-UNID 4
Reflexão sobre as possíveis mudanças em seu trabalho pedagógico
Identificação de mudanças
Essa atividade tem o objetivo de provocar reflexões sobre a possibilidade de mudanças no seu trabalho pedagógico. Dinâmica: divisão do grupo em 5 (cinco) subgrupos para a reflexão dos questionamentos:
1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
2- Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
3- O que mudará na aprendizagem do aluno?
4- Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
5- Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos? No grande grupo. Leitura do Poema: "De mãos dadas", de Carlos Drummond de Andrade e a entrevista de Pedro Demo.
Essa atividade não tem postagem .
ATIVIDADE 2 – UNID 4
Possibilidades de Contribuições das Tecnologias
Participe do Fórum "Possibilidades de Contribuições das Tecnologias" e registre algumas características das tecnologias da informação e comunicação que, no seu entender, pode trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Em seguida, leia as características apontadas pelos demais cursistas e comente duas delas. Sugerimos a leitura do texto" Por quê o computador na educação? de José Armando Valente .(guia do cursista)
ATIVIDADE3- UNID 4
Descrição de experiência com projetos em sala de aula ( Biblioteca)
Reflita sobre uma vivência ou experiência da trabalho com projetos em sala de aula envolvendo ouso das tecnologias. Elabore um texto descritivo no editor de texto, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos, respondendo as questões:
a) Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos? b) Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas? c) Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?O documento deve ser salvo em Meus documentos da seguinte forma:ativ3_seunome_unid4. Poste o arquivo na Biblioteca, Material do Aluno, Tema: Atividade3.4, subtema: contribuições das tecnologias. Acesse as atividades postadas pelos outros cursistas para conhecer outras reflexões e relatos. Sugestão de leitura: Texto "Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional" de Fernanda Maria Pereira Freire e Maria Elisabette Brisola Brito Prado (Guia do Cursista).
ATIVIDADE 4 UNID 4
Relato e socialização de experiência de uso de tecnologia
Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias ao currículo vivenciadas pelos colegas. Entre em contato com outros cursistas (pode ser via webmail) para formar pequenos grupos (três ou quatro participantes). Orientação didática: 1. Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Canela. 2. Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo. 3. Identificar em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam. 4. Registrar em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências. 5. Salvar em Meus documentos atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ4_canela_unid4. 6. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Atividade 4.4”, subtema: Uso de tecnologias no currículo. Leitura recomendada: - Articulando saberes e transformando a prática de Maria Elisabette B. B. Prado e Maria Elisabeth B. de Almeida; (Guia do Cursista) - Integração das Tecnologias na Educação de Almeida e Moran (www.tvebrasil.com.br;salto). Boa leitura! Participantes dos grupos: Façam a discussão através do Webmail constante na aba superior interação, onde vocês dispõem dos contatos dos colegas. É só marcar os colegas do seu grupo, clicar em escrever mensagem, digitar o texto e enviar. Após fazerem a discussão escolher um representante para postar a síntese das análises. Não esquecer de por um nome no grupo e o nome de seus componentes.
ATIVIDADE 5 UNID 4
Projetos de trabalho em sala de aula.
Elaborar um plano de aula para o desenvolvimento de projetos de trabalho com o uso de tecnologias. Este plano deverá ser realizado preferencialmente no período de 2 (duas) ou 3(três) semanas. Deve-se dar preferência a projetos que propiciem o desenvolvimento da competência leitora e escritora; projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto ou tema de estudos da disciplina. Este plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado. Antes de elaborar o plano, vamos explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola, a fim de reconhecermos as potencialidades dos recursos pedagógicos que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens. Lembre-se de explorar o portal do professor! Saiba mais: Texto da entrevista de José Manoel Moran sobre a convergência de tecnologias, disponível no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pd - Texto Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações de Maria Elisabth B. B. Prado (Guia do Cursista)
ATIVIDADE 6 UNID4 –
Desenvolvimento dos projetos de trabalho
Professores(as) Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o plano de aula voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho. Orientação didática: 1. Desenvolver o plano de aula e registrar no fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas. 2. Comentar os relatos registrados pelos colegas. 3. Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado comparando o plano de aula com os relatos registrados em fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos, as tecnologias e mídias empregadas. 4. Inserir no fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas. 5. Reelaborar o plano de aulas em arquivo no formato de texto. 6. Salvar o documento no seu BLOG, em meus documentos atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ6_seunome_unid4. 7. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 6.4, subtema: “Plano de aula reelaborado”. Inserir o Plano de Aulas reelaborado no Portal do Professor. Dica de leitura: A tecnologia é uma estratégia (Guia do Cursista).
ATIVIDADE 7 UNID 4 - Conceito de Currículo
Vamos pensar sobre as questões abaixo:
1- O que é currículo? 2- Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 4 - Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? Para respondermos estas questões articulando a prática analisada com a teoria, vamos efetuar a leitura dos seguintes artigos: ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005. http://www.tvebrasil.com.br/salto. Coloque seus conceitos no blog
ATIVIDADE 8 UNID 4 Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e
tecnologia.
Agora que temos prática de sala de aula com projetos de trabalho desenvolvidos pelos alunos, vamos compartilhar e debater nossas experiências com colegas de outras turmas e com outros profissionais que utilizam diferentes estratégias para incorporar tecnologias ao currículo. Desse modo, participaremos da criação de comunidades de aprendizagem e de prática por meio do Portal do Professor ao tempo que buscamos novas referências sobre projetos nesse Portal: Descobriremos aí um mundo de informações importantes e outros modos de conceber e desenvolver projetos. Orientação didática: 1. Navegar no Portal do Professor. 2. Clicar na opção Interação e Colaboração. 3. Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs, seminário on-line, inovações interativas. 4. Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias no currículo na área intitulada “Relatos de Experiências”. 5. Ler os relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles que mais lhe chamaram a atenção
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Planejamento ativ.5 unid 3
Escola: Centro Educacional L.E.G.
Cidade: Alto Taquari MT
Profª.Renata Pereira Barbosa Oliveira
Série: 3º ano
RECONSTRUINDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
OBJETIVOS
• Colocar os quadrinhos de uma história na sequência correta, utilizando diferentes procedimentos de leitura.
Para tanto, o aluno deverá aprender a formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto bem como validá-las; validar ou formular hipóteses levantadas a partir de novas informações obtidas durante o processo de leitura; avançar e retroceder durante a leitura em busca de informações esclarecedoras; fazer inferências; atribuir sentidos, a partir de sua(s) história(s) e de suas experiências (conhecimento de mundo partilhado); posicionar-se criticamente.
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos
• Profissões de personagens das histórias em quadrinhos
• Gibis mais conhecidos entre os alunos
• Conhecimento sobre o tema Festas de aniversário (presentes que os aniversariantes gostariam de ganhar, tipo de bolo de que mais gostam, etc).
Estratégias e recursos da aula
Uso da internet para reconstrução da história em quadrinhos ou xerox;
Antes de iniciar a atividade, sugere-se que o professor converse com os alunos acerca dos conhecimentos prévios que facilitarão a realização da proposta, que demandará o uso da internet. Entretanto, se a escola não tiver sala de informática, o professor deve recortar cada quadrinho da história “Quinzinho em Parabéns” (figura 1) e misturar cada um deles. Por fim, deve prender todos os quadrinhos com um clip para que o aluno tenha a oportunidade de colocá-los em ordem. (figura 2)
Se a escola possui Laboratório de Informática e os alunos têm acesso às máquinas, o aluno poderá acessar a história, que já está desordenada, no computador, (no picasaweb) e colocá-la na sequência correta.
Disponível em: http://picasaweb.google.com.br/ProfElianaDias
Ao final, o professor deve xerocar PARA CADA ALUNO a história em quadrinhos original “Quinzinho em Parabéns” para que o estudante faça a comparação do original com a sequência feita por ele.
Avaliação
A avaliação ocorrerá, de forma coletiva, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades e discussões propostas. Ocorrerá individualmente por ocasião da produção das sequência da História em quadrinhos e quando solicitada a exposição individual de posicionamento.
Cidade: Alto Taquari MT
Profª.Renata Pereira Barbosa Oliveira
Série: 3º ano
RECONSTRUINDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
OBJETIVOS
• Colocar os quadrinhos de uma história na sequência correta, utilizando diferentes procedimentos de leitura.
Para tanto, o aluno deverá aprender a formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto bem como validá-las; validar ou formular hipóteses levantadas a partir de novas informações obtidas durante o processo de leitura; avançar e retroceder durante a leitura em busca de informações esclarecedoras; fazer inferências; atribuir sentidos, a partir de sua(s) história(s) e de suas experiências (conhecimento de mundo partilhado); posicionar-se criticamente.
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos
• Profissões de personagens das histórias em quadrinhos
• Gibis mais conhecidos entre os alunos
• Conhecimento sobre o tema Festas de aniversário (presentes que os aniversariantes gostariam de ganhar, tipo de bolo de que mais gostam, etc).
Estratégias e recursos da aula
Uso da internet para reconstrução da história em quadrinhos ou xerox;
Antes de iniciar a atividade, sugere-se que o professor converse com os alunos acerca dos conhecimentos prévios que facilitarão a realização da proposta, que demandará o uso da internet. Entretanto, se a escola não tiver sala de informática, o professor deve recortar cada quadrinho da história “Quinzinho em Parabéns” (figura 1) e misturar cada um deles. Por fim, deve prender todos os quadrinhos com um clip para que o aluno tenha a oportunidade de colocá-los em ordem. (figura 2)
Se a escola possui Laboratório de Informática e os alunos têm acesso às máquinas, o aluno poderá acessar a história, que já está desordenada, no computador, (no picasaweb) e colocá-la na sequência correta.
Disponível em: http://picasaweb.google.com.br/ProfElianaDias
Ao final, o professor deve xerocar PARA CADA ALUNO a história em quadrinhos original “Quinzinho em Parabéns” para que o estudante faça a comparação do original com a sequência feita por ele.
Avaliação
A avaliação ocorrerá, de forma coletiva, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades e discussões propostas. Ocorrerá individualmente por ocasião da produção das sequência da História em quadrinhos e quando solicitada a exposição individual de posicionamento.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
ESBOÇO DA AULA
Reconstruindo uma historia em quadrinhos - procedimentos de leitura.
1ª ETAPA – Conhecimento prévio trabalhados pelo professor com o aluno.
2ª ETAPA – Estratégias e recursos da aula: internet.
3ª ETAPA – Onde encontrar a história em quadrinhos: site.
4ª ETAPA – Leitura e montagem da história em quadrinhos no computador: Word.
5ª ETAPA – Avaliação coletiva.
1ª ETAPA – Conhecimento prévio trabalhados pelo professor com o aluno.
2ª ETAPA – Estratégias e recursos da aula: internet.
3ª ETAPA – Onde encontrar a história em quadrinhos: site.
4ª ETAPA – Leitura e montagem da história em quadrinhos no computador: Word.
5ª ETAPA – Avaliação coletiva.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
RELATANDO AS EXPERIÊNCIAS
Durante a aula sobre “Intertextualidade e Hipertexto”, a qual realizamos com os nossos alunos, percebemos que a tecnologia deve sempre ser aproveitada na nossa prática pedagógica, uma vez que temos à disposição várias ferramentas que facilitam o nosso trabalho e o aprendizado do aluno. Pois notamos o interesse dos alunos pelo assunto e pela aula, isto por ser diferenciada.
Durante a aula, os alunos mostram-se receptíveis ao assunto, pois questionaram sobre a utilidade do hipertexto, e o seu uso; leram os poemas e fizeram perguntas sobre o tema tratado. Ao ouvirem e verem o vídeo da música “Até o fim”, de Chico Buarque, interpretada pelo mesmo e Ney Matogrosso, mesmo não fazendo parte do estilo musical dessa faixa etária, eles aceitaram com um pouco de desdenho, porém posteriormente passaram até gostar da música, chegando até a cantá-la e fazendo elogios.
Uma aula quando é compreendida com “outros olhares”, faz com que sintamos que ainda vale a pena seguir na nossa profissão. O conteúdo por si só é deslanchado e aceitado como algo novo e compreendido, o que é mais interessante. É bastante gratificante perceber que os nossos educandos demonstraram interesse pelo conteúdo e consequentemente a sua assimilação.
Portanto, necessitamos de nos conscientizarmos que nosso trabalho pode ser diferenciado se oferecermos algo também diferente, contribuindo assim, com uma educação
Durante a aula, os alunos mostram-se receptíveis ao assunto, pois questionaram sobre a utilidade do hipertexto, e o seu uso; leram os poemas e fizeram perguntas sobre o tema tratado. Ao ouvirem e verem o vídeo da música “Até o fim”, de Chico Buarque, interpretada pelo mesmo e Ney Matogrosso, mesmo não fazendo parte do estilo musical dessa faixa etária, eles aceitaram com um pouco de desdenho, porém posteriormente passaram até gostar da música, chegando até a cantá-la e fazendo elogios.
Uma aula quando é compreendida com “outros olhares”, faz com que sintamos que ainda vale a pena seguir na nossa profissão. O conteúdo por si só é deslanchado e aceitado como algo novo e compreendido, o que é mais interessante. É bastante gratificante perceber que os nossos educandos demonstraram interesse pelo conteúdo e consequentemente a sua assimilação.
Portanto, necessitamos de nos conscientizarmos que nosso trabalho pode ser diferenciado se oferecermos algo também diferente, contribuindo assim, com uma educação
TECNOLOGIA NA PRÁTICA
Realizamos a aula sobre “Intertextualidade” nos dias 20 e 21 de agosto, na “Escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes”, com os alunos do 9.º Ano.
Através desta atividade pudemos perceber o interesse dos alunos ao visitar o blog e fazer comentários sobre o mesmo. No decorrer da proposta percebemos que os alunos se interessaram pelo assunto, pois leram os textos propostos e fizeram comentários, ressaltando aquilo que não tinham entendido e mesmo não sabendo o que era o hipertexto, notamos que os alunos sabiam usar os links, apenas não conheciam a sua nomenclatura.
O trabalho desenvolvido foi de interação, pois a maioria dos educandos se ajudaram mutuamente, mostrando-se interessados pelo conteúdo ministrado, porém alguns apresentaram desinteresse pelo assunto interessando-se somente em utilizar o computador para realizarem outras atividades.
Entendemos que a maior parte dos alunos atingiram o objetivo desejado, uma vez que demonstraram interesse pela atividade e pelo conteúdo ministrado, pois declaram que foi uma aula divertida, diferente, a qual puderam aprender de forma simples, clara, direta e objetiva os dois requisitos abordados, ou seja, o que é o hipertexto e a aplicação prática da intertextualidade.
A atividade foi muito proveitosa, pois vimos que os alunos conseguiram atingir o objetivo esperado, através das produções textuais que criaram e pelo fato de terem enfatizado que a aula tornou-se lúdica e atrativa. Notamos que a literatura pode ser ricamente trabalhada quando é colocada de outra forma, que não seja a tradicional. Mesmo a música, colocada em análise, não fazendo parte do estilo musical da maioria dos jovens dessa faixa etária, eles elogiaram, uma vez que foi mostrada através de um vídeo.
Esse tipo de atividade pode ser trabalhado em todas as séries e todas as áreas de conhecimento, basta apenas adequar a necessidade e conteúdo exigido.
Através desta atividade pudemos perceber o interesse dos alunos ao visitar o blog e fazer comentários sobre o mesmo. No decorrer da proposta percebemos que os alunos se interessaram pelo assunto, pois leram os textos propostos e fizeram comentários, ressaltando aquilo que não tinham entendido e mesmo não sabendo o que era o hipertexto, notamos que os alunos sabiam usar os links, apenas não conheciam a sua nomenclatura.
O trabalho desenvolvido foi de interação, pois a maioria dos educandos se ajudaram mutuamente, mostrando-se interessados pelo conteúdo ministrado, porém alguns apresentaram desinteresse pelo assunto interessando-se somente em utilizar o computador para realizarem outras atividades.
Entendemos que a maior parte dos alunos atingiram o objetivo desejado, uma vez que demonstraram interesse pela atividade e pelo conteúdo ministrado, pois declaram que foi uma aula divertida, diferente, a qual puderam aprender de forma simples, clara, direta e objetiva os dois requisitos abordados, ou seja, o que é o hipertexto e a aplicação prática da intertextualidade.
A atividade foi muito proveitosa, pois vimos que os alunos conseguiram atingir o objetivo esperado, através das produções textuais que criaram e pelo fato de terem enfatizado que a aula tornou-se lúdica e atrativa. Notamos que a literatura pode ser ricamente trabalhada quando é colocada de outra forma, que não seja a tradicional. Mesmo a música, colocada em análise, não fazendo parte do estilo musical da maioria dos jovens dessa faixa etária, eles elogiaram, uma vez que foi mostrada através de um vídeo.
Esse tipo de atividade pode ser trabalhado em todas as séries e todas as áreas de conhecimento, basta apenas adequar a necessidade e conteúdo exigido.
Assinar:
Postagens (Atom)